Reunião da HIS: análises e propostas para a habitação em Pernambuco - Sinduscon PE

Reunião da HIS: análises e propostas para a habitação em Pernambuco

03/09/2024 - Sinduscon-PE

O acesso à moradia digna será o foco da Reunião do Comitê de Habitação de Interesse Social da CBIC, marcada para às 15h30 na sede do Sinduscon-PE. O encontro contará com a presença do diretor executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Wermelinger; do Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira; do Presidente da HIS, Clausens Duarte; do Vice-presidente de Crédito da CBIC; da Vice-Presidente do Sinduscon-PE e da CBIC, Betinha Nascimento; do secretário executivo de Habitação do Estado, André Fonseca; e do Secretário de Habitação da Prefeitura do Recife, Ermes Costa.

Conforme levantamento da Abrainc (2023), Pernambuco enfrentará o segundo maior aumento do déficit habitacional no Nordeste até 2030. O estado tem atualmente 326 mil moradias em falta, e esse número pode chegar a 597 mil nos próximos seis anos. No Recife, o número de moradias necessárias é estimado em 54 mil, de acordo com a Pnad Contínua (2022). Com 53% da população da capital vivendo em Comunidades de Interesse Social (CIS), muitas delas em condições precárias, a discussão sobre a HIS se torna ainda mais relevante.

Programas como o "Minha Casa, Minha Vida" são cruciais para reduzir essa lacuna e melhorar as condições de moradia das famílias de baixa renda. Em 2024, Pernambuco foi selecionado para a construção de 8.947 novas moradias através do MCMV. Paralelamente, o programa Morar Bem, do governo do estado, investiu R$ 221 milhões na área da habitação no primeiro trimestre deste ano, um valor mais de 20 vezes superior à média dos últimos quatro anos para o mesmo período, evidenciando o aumento da preocupação com a habitação de interesse social em contexto estadual e nacional.